ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ACONTECEU


SEMANA DE HISTÓRIA 2011
"DISCURSO, IDENTIDADE E PODER"

    Realizou-se entre o dias 02 e 06 de maio a Semana de História FEUDUC com o tema "Discurso, Identidade e Poder". Mais de 120 participantes, entre alunos, ex-alunos e visitantes estiveram presentes diariamente no campus da FEUDUC para assitir e debater a temática do encontro nas seis mesas de comunicação, realizadas na terça, quinta e sexta-feira e, nas duas conferências realizadas na segunda e quarta-feira, respectivamente. Todos puderam ainda participar do lançamento do LABEHM - Laboratório de Estudos Históricos Multidisciplinares, projeto coletivo dos Professores do Departamento de História, que visa congregar suas atividades de pesquisa, bem como possibilitar práticas de iniciação cientifica aos seus respectivos orientandos. 
     
      A Semana foi aberta pelo Diretor Acadêmico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias, Professor José André, que saudou em suas palavras mais essa iniciativa do Departamento de História. Com plenário lotado, seguiu-se a Conferência proferida pela Professora Doutora Larissa Gabarra  (UERJ/PUC) sobre o tema: REINOS DO CONGO, TIO E CUBA E SEUS SISTEMAS POLÍTICOS (séculos XVI-XVIII), em mesa coordenada pelo Professor Ms. Cláudio Honorato.
     
     Na quarta-feira (04/05), um dos pontos altos do evento, foi o lançamento do LABEHM e a inauguração do novo espaço do Centro de Memória e História da Baixada Fluminense. Contamos com a Presença do Presidente da Fundação Educacional Duque de Caxias, Professor Doutor Edson Sendin Magalhães e com a Conferência do Professor Doutor José D'assunção Barros (UFRRJ) que lançou sua coleção de livros sobre "Teoria da História" no prédio do Centro de Memória/LABEHM.

Veja as imagens do evento:


































































SEMANA DE HISTÓRIA 2010 "CAMINHOS E PERSPECTIVAS"

Entre os dias 04 e 08 de outubro de 2010 ocorreu a “Semana de História da FEUDUC” com o tema “Caminhos e perspectivas”. Várias temáticas foram abordadas em mesas coordenadas pelos professores do departamento de história contemplando os respectivos trabalhos de pesquisa dos docentes e discentes do curso de história.
            As atividades se desenvolveram sob a orientação da Coordenadora de História, Profª Ms. Jeanne Cordeiro, que abriu a Semana de História apresentando o Conferencista, Prof Ondemar Dias, presidente do Instituto de Arqueologia  Brasileira – IAB. Este proferiu uma palestra sobre “Arqueologia Brasileira”.
            Ao longo da semana mesas-redondas abordaram questões como a Escrita da História, Arqueologia, Pretos Novos, Cristianismo primitivo entre outras.




Mesa História dos Pretos Novos


Graduanda Rosilaine Adonai, Profª Jeanne Cordeiro, Prof. Julio Cesar. Prof. Claudio Honorato, Prof. Reinaldo Bernardes


Plenário

Plenário


Mesa: cristianismo e relações de poder.

Professores Raphael C. Almeida, Wendell Veloso e graduanda Michelle Meirelles