ÚLTIMAS NOTÍCIAS

APRESENTAÇÃO DO CURSO

OBJETIVO
O Curso de História da Fundação Educacional de Duque de Caxias tem por objetivo central a formação do professor pesquisador na área de História.


PÚBLICO ALVO
Estudantes interessados em investigar e interpretar as relações sociais, políticas e econômicas das culturas de diferentes épocas anteriores ao presente. Estudantes que pretendem compreender os acontecimentos vividos pelas diversas sociedades humanas, e instituições.

Para aqueles que pretendem desenvolver a reflexão e o espírito crítico, através de atividades diversas, de pesquisa e extensão, dentro de uma perspectiva humanista. A formação o proporciona ao estudante interessado uma formação que lhe permite atuar tanto no magistério, quanto em pesquisas, ou produções culturais diversas.


O licenciado em História está capacitado para exercer a docência de ensino fundamental, médio e superior.

 

MERCADO DE TRABALHO

A área de atuação do profissional de História é ampla. É possível ingressar na pesquisa em museus, centros culturais, de memória, e em arquivos diversos; em arqueologia acadêmica e de contrato; na produção cultural popular e erudita, em iniciativas de turismo cultural, eco-turismo e no turismo trash; atuar em programas culturais, de preservação do patrimônio histórico, e no magistério.

Compete ao profissional de História (bacharel ou licenciado), trabalhar com fatos humanos situados no tempo e no espaço. Cabe a ele explicar que mecanismos permitem a convivência, a exploração, ou a dominação dos homens, por vezes sociedades inteiras, por outros homens, revelando relações diversas: culturais, políticas, econômicas, sociais, tradições, religiosas e sistemas de valores e idéias.


O profissional de História é aquele que se capacita academicamente para realizar, de forma crítica, a articulação entre a teoria e a prática, na leitura das sociedades diversas, antigas ou contemporâneas, situadas em espaços diversos.